24 de novembro de 2022. O dia em que Laura escreveu seu nome pela primeira vez. Mais um dia emocionante para esta mãe babona, que merece ficar registrado. Eu estava no sofá e Laura na mesinha dela desenhando e rabiscando quando, de repente, ela vem até mim e me mostra um papel dizendo que tinha escrito o nome dela. Estava escrito LARA.
Eu fiquei muito surpresa e feliz em ver que ela já sabia escrever aquelas letras. Dei os parabéns e pontuei que apenas faltava a letra U no meio para ficar Laura. Ela foi tentar novamente e escreveu LUARA. Em nova tentativa, saiu Luara de novo e, após o pai dela ditar as letras na ordem correta, finalmente, Laura escreveu seu nome. Foi uma alegria só aqui em casa! Todos vibrando, abraçando, rindo, eu quase chorei de emoção e orgulho da minha menina e deixei isso bem claro pra ela. Tirei uma foto dela segurando o papel e mandei no grupo dos meus irmãos.

Agora pela manhã, fiz uma chamada de vídeo para minha mãe com a intenção de mostrar o feito da netinha. No meio da conversa, Laura quis escrever o nome da avó. Eu fui soletrando e ela escreveu EMILI. Minha mãe ficou feliz da vida e até mostrou para a patroa dela, que me parabenizou e eu fiquei com vontade de chorar de novo de tanto orgulho.
Laura pegou o embalo do interesse pela escrita e ainda escreveu o meu nome “CELLY” e o nome do pai “JONISON”. A cada palavra escrita, uma comemoração! Em seguida, disse que queria fazer um cartão para a priminha e escreveu ANINHA. Tudo com a minha orientação. As letras que ela não conhecia tanto, como J, H, N, eu ia escrevendo num papel e mostrando pra ela, que reproduzia.


Essa novidade chega logo nos dias que antecedem a formatura da Laura no Jardim 2. Eu já estava feliz o suficiente por ela ser uma menina que conversa bem, pronuncia bem as palavras, corre, dança, brinca, ri, faz piada, tem seus amiguinhos e gosta das professoras. Não estava esperando nada mais além disso. Não sei se na creche eles ensinam as letras, mas aqui em casa e na casa da Lúcia, a senhora que cuida da Laura, enquanto eu estou no trabalho, minha filha tem contato com as letras, que eu faço questão de ir ensinando desde quando ela tinha 1 aninho.
Mas, além de ver o resultado de todo um processo de apreensão de conhecimento, o que mais me emocionou mesmo foi ver a persistência da Laura em escrever os nomes das pessoas que ela ama e o entusiasmo dela com toda essa descoberta. Toda vez que um ciclo desse acontece, passa todo um filme na cabeça, desde quando Laura veio ao mundo.
Daqui alguns dias Laura se forma no Jardim 2. Ano que vem ela vai para o pré-escolar, onde será alfabetizada. Vejo muito de mim nela, comparando nossos desenvolvimentos infantis, mas ela está num nível a mais. E eu estou feliz demais! Parabéns, minha filha! Que você continue conquistando novas habilidades e que você viva de forma leve todo esse crescimento. Te amo!